Compartilhe

QUICHE INTEGRAL DE BRÓCOLIS

 

Rendimento : 8 porções de 80g
Informação Nutricional por porção:
Calorias: 183kcal
Fibras: 0,87g
Carboidratos:7g
Proteínas: 9g

 

 

 

Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) farinha de amêndoas
1/2 xícara (chá) farinha de aveia
2 colheres (sopa) óleo de coco
1 ovo
1 colher de chá de linhaça
1 colher de chá de chia
1 clara de ovo

Ingredientes

Recheio

2 ovos
1 potinho de 200g de creme de ricota
100ml de leite integral (pode substituir por leite desnatado ou leite vegetal)
1 xícara (chá) brócolis (caipira, ramoso) picadinho refogado (alho, sal e temperos a gosto)
50g de queijo parmesão
Sal, noz moscada, pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente seco, acrescente a farinha de amêndoa, a farinha de aveia e 2 colheres de sopa de óleo de coco (ideal que seja sem sabor e que esteja na consistência de óleo), misture com a ponta dos dedos. Você vai obter uma farofinha levemente umedecida. Por último, acrescente o ovo e misture novamente, a massa ficará com maior umidade, deve fiar homogênea. (Esta etapa pode ser feita em um processador, seguindo o mesmo passo a passo)
2. Acrescente na massa, uma colher chá de linhaça e 1 colher de sopa de chia, misture.
3. Faça uma bola com a massa. Envolva a massa em um saco plástico e leve para gelar por 20 minutos.
4. Retire a massa da geladeira, e abra em uma forma de 20 cm de diâmetro com fundo removível (com as pontas do dedo abra massa por todo fundo e lateral). A massa deve ficar fina na forma, porém, não pode rasgar.
5. Pincele clara de ovo por toda a massa, cuidado para não encharcar o pincel. Leve novamente a geladeira por 20 minutos.

Modo de preparo

Recheio

1. Em um recipiente, coloque 2 ovos e misture as gemas com as claras (não é necessário bater, apenas misturar);
2. Acrescente a mistura de ovos 200g de creme de ricota, leite, queijo parmesão, pitada de sal, noz moscada, pimenta do reino e mexa até que toda mistura esteja uniforme. Reserve.

Montagem da Quiche

1. Retire a massa da geladeira, despeje o brócolis refogado no fundo da massa, espalhando.
2. Acrescente a mistura do recheio por cima do brócolis. Você pode decorar com tomatinhos cereja, folhas de salsinha, solte sua imaginação!
3. Leve para assar em forno pré aquecido de 180-200°C, por mais ou menos 40 minutos. O ponto é quando o recheio estiver dourado.

Dica da Nutri: Para o recheio da quiche, use as folhas, os talos e os floretes dos brócolis. Além de eles serem ricos em fibras, nós utilizamos integralmente o alimento!

O final de ano está próximo, e os encontros em família também! Para aquecer os corações e tornar as datas festivas ainda mais especiais, este mês temos uma série de receitas saborosas e nutritivas.
A receita desta semana é a famosa quiche. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é de origem francesa e sim alemã. A palavra quiche vem do alemão “Küchen”, que significa torta, porém, não deixa de ser um prato típico, tradicional e de excelência francesa.
Da tradicional Quiche Lorraine ao gosto brasileiro, nessa receita, você encontrará boas doses de cálcio, fibras, magnésio, ferro, vitaminas A,C,E e K. Uma versão nutritiva, menos calórica e com fibras. Não deixe experimentar!

Elaborado por: Sheila Cunha (Nutricionista CRN9 14910)

Os comentários estão encerrados.
















 
close-link