Lombo assado com ervas é saúdável e nutritivo.
Compartilhe

LOMBO ASSADO AO MOLHO DE MOSTARDA E ERVAS

Receita, Diabetes eu cuido

Lombo assado ao molho de mostarda pode ser feito a partir dos cortes mais magros da carne suína e preparos bem saudáveis. Há vários nutrientes nessa receita e ela fica muito saborosa.

Lombo assado com ervas é saúdável e nutritivo.

 

Informação Nutricional
Rendimento: 12 fatias em torno de 100g
Calorias: 292kcal
Carboidratos:5g
Proteínas:41,5g
Lipídeos:6,9g
Fibras:1g

 

 

 

Ingredientes
Azeite de oliva
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de creme de leite da sua preferência (200g)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de caldo de legumes caseiro
5 colheres e sopa de mostarda
Sal e pimenta do reino a gosto
1,3 Kg de lombo de porco
Tomilho a gosto
Alecrim a gosto
Salsinha picada a gosto

 

Modo de preparo

MOLHO
Em uma frigideira, refogue com o azeite de oliva o alho e a cebola até que comecem a dourar. Acrescente a manteiga e deixe derreter, colocar a farinha de trigo e misturar até que comece a espumar. Acrescente o caldo de legumes e misture bem até engrossar. Acrescente duas xícaras de creme de leite fresco, 3 colheres de mostarda e tempere com o sal e apimenta do reino. Bata a mistura no liquidificador até que fique um creme liso e reserve.

LOMBO
Tempere o lombo de porco com sal, pimenta e pincele com 2 colheres de sopa de mostarda. Unte uma assadeira com azeite de oliva e coloque o lombo para assar em forno pré aquecido a 200 ˚C por aproximadamente 1 hora. Fatiar o lombo. Regue as fatias com o molho de mostarda. Finalize com tomilho, alecrim e a salsinha.

 

DICA DA NUTRI: A carne é um alimento muito perecível, a textura e sabor podem ser alterados por vários fatores. Por isso, os cuidados devem começar na compra e englobar armazenamento, descongelamento e o preparo. Fique atento a procedência da carne, validade, a oscilações de temperatura e ao ponto de cozimento.

Quando falamos de preparos com a carne suína em dietas controladas, logo nos preocupamos. Enquanto alguns não recusam a carne suína, outros a rejeitam por aversão ou por acreditar que faz mal à saúde. Mas o que devemos nos atentar são sobre as escolhas dos cortes e ao modo de preparo.

Para aproveitar todos os benefícios da carne suína é necessário dar preferência aos cortes mais magros e preparos saudáveis. Carnes suínas magras são fontes de vitamina B12, B6, tiamina, niacina, zinco, selênio e outros nutrientes como ferro e magnésio. Esta receita é uma ótima opção para se beneficiar das propriedades saudáveis da carne, variar o cardápio e sair da monotonia alimentar! Mas não vá abusar do molho!

 

Sheila dos Santos Cunha
Nutricionista CRN9\14910