Compartilhe

TORTA DE COUVE FLOR E FRANGO

Receita Diabetes, eu cuido!

Torta de couve flor e frango é uma receita Diabetes, eu cuido! Vale muito à pena fazer esse prato que previne várias doenças.

 

Informação Nutricional por Porção de 40g
Rendimento: 20 fatias de 40g
Calorias: 83kcal
Carboidratos: 3g
Proteínas: 9g
Lipídeos: 3g
Fibras: 1g

 

 

 

Ingredientes

1 unidade de couve-flor (600g)
4 ovos
1 copo de iogurte natural
2 dentes de alho
400g de frango cozido e desfiado
1/2 cenoura ralada
80g de azeitona verde e\ou azeitona preta (opcional)
1 tomate
1\2 xícara de champignon cortado ao meio (opcional)
1 colher de azeite
1 colher de açafrão da terra
1 colher de café de páprica defumada (opcional)
1 xícara de milho (opcional)
Cebolinha a gosto
150g queijo parmesão
Sal, orégano e pimenta preta a gosto

 

Modo de preparo
Cozinhe a couve-flor, com água e sal, até amolecer (faça um teste furando com um garfo para saber se ela já está cozida), deixe esfriar por alguns minutos e coloque a couve-flor no liquidificador, com 1 copo de iogurte natural. Bata até triturar bem.

Adicione os ovos, o alho, a cebola, o orégano, o sal, 50 gramas de queijo parmesão e bata novamente. Enquanto a couve flor cozinha, leve ao fogo o frango cozido e desfiado e misture a cenoura ralada, tomate picado em cubos, azeite, pimenta preta, açafrão da terra, páprica defumada, azeitonas, champignon, milho, finalize com a cebolinha e reserve. (A ideia é fazer um refogado dos ingredientes para recheio da torta).

Unte um recipiente com um pouco de azeite e coloque metade da massa. Espalhe o frango desfiado em cima e depois cubra o frango com o restante da massa. Coloque queijo ralado por cima. Leve ao forno à 220ºC por 40 minutos ou até dourar bem. Retire do forno e espere esfriar um pouco. Agora é só servir!

Dica da nutri: Você pode adicionar 1 xícara de farinha de aveia e sementes da sua preferência à massa da torta. Mas lembre-se de que talvez seja necessário dar o ponto da massa adicionando água. Outra dica bacana é assar a couve flor, em vez de cozinhar, o que preserva boa parte dos nutrientes presentes no vegetal.

Já escolheu sua opção para o lanche da tarde?

A torta de couve flor e frango é uma receita com baixo teor glicídico, fonte de vitaminas e de ferro, além da combinação da Piperina presente na pimenta preta com a curcumina do açafrão da terra.

Juntas oferecem uma potente ação anti-inflamatória e antioxidante, o que as torna uma combinação perfeita na prevenção de doenças e no fortalecimento da saúde. A Piperina ajuda a melhorar a absorção da cúrcuma, o que é mais um ponto positivo dessa combinação.

 

Sheila dos Santos Cunha
Nutricionista CRN9\14910