pixel-face
Compartilhe

Diabetes e cansaço estão bastante relacionados

Quem está sem energia precisa saber que pode estar doente e nem desconfia disso.

Mesmo assim, essa doença não é a única que deixa a pessoa sem disposição para fazer nada.

Além de fadiga, o diabetes também causa outros sintomas que interferem no dia a dia.

Descubra por que o paciente sente tanto cansaço e veja como resolver esse problema.

As pessoas precisam descobrir a causa do cansaço

Diabetes e cansaço estão relacionados porque grande parte da energia do corpo vem do açúcar. Quando há elevada quantidade de glicose no sangue, o nível de açúcar nas células fica baixo e ele deixa de garantir vigor físico ao organismo. Sem um dos seus principais combustíveis, a sensação de cansaço só aumenta.

Além desse sintoma, a pessoa também pode sentir sono, dores pelo corpo e existem outros sinais para prestar atenção. O excesso de glicose circulando no sangue leva à constante vontade de urinar e não é normal querer ir toda hora ao banheiro. Você sempre deve observar se algum hábito mudou ultimamente.

O diabetes também causa redução muscular e emagrecimento. Se você está perdendo peso e fica feliz porque isso acontece agora no verão, abra o olho. Sua boa forma pode vir de algo que não anda funcionando da forma equilibrada como deveria. Descubra outros sintomas que podem ser sinal de diabetes.

Caso você perceba algo diferente, a melhor atitude é procurar um médico, contar para ele tudo o que está sentindo e depois fazer exames específicos. Os mais indicados para essa doença são os de insulina e hemoglobina glicada. Nem pense em achar que tais sintomas são só uma bobeirinha e deixar de se cuidar.

É muito importante fazer os exames, pois existem outras doenças que provocam cansaço. Veja abaixo as principais:

  • Anemia
  • Depressão
  • Fibromialgia
  • Apneia do sono
  • Alterações na tireoide.

Só o médico pode não apenas solicitar os exames corretos para chegar ao diagnóstico preciso, mas também indicar o tratamento necessário à enfermidade.

Se você tem fadiga e falta de disposição até para atividades que lhe dão prazer, talvez ache que esteja sentindo isso porque trabalha demais. E também pode ser que você esteja enganado e tenha alguma doença em estágio inicial.

Tratamento é diferente para quem sabe que tem a doença

Se você ainda sente cansaço e o diagnóstico de diabetes já foi confirmado, precisa continuar pesquisando a causa desse sintoma. Ele pode ocorrer devido ao efeito colateral de algum remédio e só o médico pode investigar o que está acontecendo e buscar a solução. Cada organismo reage de forma diferente aos medicamentos e isso precisa ser levado em consideração no tratamento.

Certos pacientes dizem de fato que o remédio causa, além de cansaço e sonolência, dor intestinal e diarreia. Os hábitos alimentares da pessoa interferem na forma como o corpo reage ao que foi receitado e, por isso, o acompanhamento deve ser feito tanto com endocrinologista, quanto com nutricionista. Sem dúvida, você deve manter o tratamento com diferentes especialistas orientando seu dia a dia.

Segundo a doutora Alexandra Manfredini, biomédica e diretora do programa Diabetes, eu cuido, ainda pode ocorrer outro problema. Após ser tomado durante muitos anos, existe a possibilidade de certo remédio deixar de fazer o mesmo efeito no organismo. Por isso, é tão importante ir com frequência ao médico ou, no mínimo, agendar uma consulta quando você está sentindo algo diferente.

Alexandra garante que certamente os médicos sabem qual decisão tomar em várias circunstâncias. “O paciente precisa ver o médico com seu parceiro, e não alguém que trabalha para lhe dar más notícias”, orienta. Quanto mais informações o especialista tiver sobre o paciente, melhor poderá ajudá-lo. Porém, sem saber o que acontece com o paciente, nem ter exames em mãos, ninguém faz milagre.

Diabetes e cansaço estão bastante relacionados e a pessoa precisa, em primeiro lugar, saber se tem essa doença. Sendo assim, quando o paciente já é portador de diabetes e está em tratamento, a intervenção é bem diferente. Acompanhamento médico é imprescindível em ambos os casos e só assim o cansaço pode ser eliminado.