Compartilhe

MUJADARA – ARROZ INTEGRAL COM LENTILHAS

 

Rendimento: 10 porções de 50g
Informação Nutricional por porção:
Calorias: 22,4 Kcal
Fibras: 2g
Carboidratos: 15g
Proteínas: 3,43g

 

 

 

Ingredientes

2 cebolas grandes
1/3 de xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de arroz integral
1 xícara (chá) de lentilha
Cominho, a gosto
Sal, a gosto
Pimenta Síria, a gosto

Modo de Preparo

1. Deixe a lentilha e o arroz integral de molho por pelo menos 8 horas.
2. Higienize as cebolas e corte em fatias da mesma espessura, para que fritem por igual;
3. Aqueça uma panela e coloque o azeite e a cebola para fritar. As cebolas devem ficar douradas a marrom, mas não queimadas, reserve.
4. Na panela em que foram fritas as cebolas, retire-as e cozinhe o arroz e a lentilha misturados. (Utilize parte do azeite e pouca quantidade da cebola para refogar o arroz e a lentilha).
5. Acrescente a água até que cubra os grãos, o sal, a pimenta Síria e o cominho a gosto.
6. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que os grãos fiquem macios. (A água do cozimento deve secar, é como fazer o arroz)
7. Depois de pronto, adicionar o restante das cebolas fritas e bom apetite!!!

 

Dica da Nutri: Não deixe de colocar a lentilha e o arroz integral de molho por pelo menos 8 horas. O procedimento é fundamental para eliminar os anti nutrientes, substâncias que podem atrapalhar a absorção de vitaminas, minerais e causar problemas de digestão.

 

A mujadara é um prato típico Árabe, de origem humilde e muito conhecido na culinária libanesa e palestina. Existe um ditado no mundo árabe oriental que diz: “Um homem com fome estaria disposto a vender sua alma por um prato de mujadara!” A mujadara é consumida tradicionalmente fria! A preparação, além de muita história, é riquíssima em nutrientes e minerais como ferro, magnésio, potássio, vitaminas como zinco, fibras, aumenta a saciedade, pode melhorar a saúde cardíaca, fortalecer os ossos e sistema imune, melhorar o humor, controlar os níveis de açúcar no sangue e auxiliar no bom funcionamento do intestino. Uma refeição completa! Experimente!

 

Elaborado por: Sheila Cunha (Nutricionista CRN9 14910)

Os comentários estão encerrados.
















 
close-link