pixel-face
lupa colocada em um fundo azul, em que está escrito fake news.
Compartilhe

10 fake news sobre diabetes que você deve descartar

Há milhares de notícias falsas circulando na internet e você precisa conhecer 10 fake news que afetam a vida dos pacientes.

Essas informações também prejudicam as pessoas que têm vida saudável, pois elas geralmente compartilham essas informações.

Os exemplos mais sérios são aqueles que indicam tratamentos revolucionários, que os médicos não podem descobrir que existem.

Preste atenção ao que lê, ouve e assiste. Veja 10 fake news para você não cair em ciladas.

 

A viagem virtual das mensagens falsas deve acabar no seu celular

Há 10 fake news sobre diabetes que não apenas geram dúvidas, mas principalmente comprometem o tratamento dos pacientes. Além disso, as pessoas que não foram diagnosticadas com a doença também são prejudicadas porque, às vezes, até mudam a própria dieta. Saiba quais são as principais mentiras que circulam na internet sobre diabetes e delete essas mensagens da sua mente.

 

1 – Quem come muito doce fica diabético

A principal causa dessa doença não está ligada à quantidade de açúcar que a pessoa ingere, mas à incapacidade do organismo de produzir insulina ou a resistência do mesmo à ação do hormônio.

Comer muito açúcar pode levar ao excesso de peso, que é só um dos fatores associados ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. Já o tipo 1, trata-se de uma doença autoimune, geralmente genética, sem nenhuma relação com o açúcar.

Por causa da confusão que existe entre a real relação do açúcar com o diabetes, muitas pessoas chegam a conclusões erradas. A melhor estratégia em relação à saúde, é se informar com os médicos e consultar fontes que tenham credibilidade.

 

2 – O paciente sente os sintomas

Diabetes está entre as doenças silenciosas que geralmente apresentam sintomas somente quando estão em estágio mais avançado. Por isso é tão importante fazer exames todos os anos.

Fadiga, sede em excesso, vontade frequente de urinar e perda de peso não intencional são alguns sinais de que há algo errado no organismo.

Não deixe de cuidar da saúde, realizando check-ups, porque viu um vídeo de um “especialista” dando “dicas que podem salvar a sua vida”. Agende consultas com médicos de sua confiança e siga as orientações deles.

 

3 – Excesso de peso sempre causa a doença

Na verdade, o maior risco de desenvolver diabetes está entre as pessoas obesas. O sobrepeso merece atenção, porém, inicialmente não preocupa. Os quilos a mais só representam perigo quando eles estão fora de controle.

O primeiro nível de obesidade eleva em 6 vezes a chance de surgir diabetes tipo 2, enquanto a obesidade mais grave joga esse risco para 23 vezes. Isso ocorre porque a grande quantidade de gordura libera ácidos graxos, reduzindo a captação de glicose e aumentando a resistência à insulina.

No entanto, a obesidade não é o único fator que leva ao quadro de diabetes. E o paciente pode acabar com a obesidade por meio de um tratamento que envolve reeducação alimentar, exercício físico, terapia e, em casos especiais, cirurgia.

 

4 – Apenas pessoas mais velhas têm diabetes

Algumas doenças realmente surgem com maior frequência em idosos, como Alzheimer e Mal de Parkinson, mas nem de longe esse é o caso do diabetes. O tipo 1 pode ser detectado inclusive em bebês.

Obesidade, tabagismo, dieta rica em gordura e falta de exercício físico são fatores que combinados levam ao desenvolvimento da doença em qualquer idade.

O diabetes gestacional, que pode regredir após a gestação quando é realizado um bom controle glicêmico, também é uma variação da doença que pode afetar mulheres de todas as idades.

 

5 – “O meu diabetes é emocional”

Ainda que o aspecto emocional seja um ponto de extrema importância para o controle dos níveis glicêmicos dos pacientes com diabetes, o stress não é um fator relacionado ao desenvolvimento da doença.

Quando estamos estressados ou ansiosos, o nosso organismo produz hormônios que aumentam a liberação de açúcar para o sangue, o que pode levar a um descontrole do diabetes. Isso é bem diferente de afirmar que o fator emocional causa diabetes.

 

6 – Paciente não pode comer carboidrato

Essa substância não está proibida no prato do diabético, pois ela é importante na criação de uma dieta equilibrada e saudável. Portanto, em primeiro lugar, saiba que há dois tipos de carboidratos: simples e complexos.

A preferência do paciente deve ser pelo carboidrato complexo, que é ingerido lentamente e assim ajuda a controlar o nível da glicemia. Outra orientação consiste em fazer porções pequenas.

É importante você compreender que eliminar o carboidrato dos lanches e das refeições pode causar problemas nutricionais, além de também afetar o índice glicêmico.

 

7 – Insulina é necessária apenas em casos graves

Ela é uma medicação indispensável ao portador de diabetes tipo 1 e isso não está relacionado à gravidade da doença, mas à sua característica. O médico receita insulina no momento que dá o diagnóstico para o paciente.

Já quem tem diabetes tipo 2, talvez precise desse medicamento em casos especiais, entretanto, existem alternativas antes de chegar a essa intervenção terapêutica.

Novamente isso não tem a ver com gravidade da doença, mas com a capacidade que o corpo tem de produzir insulina. Quando o médico consegue equilibrar esse mecanismo, a doença fica sob controle.

 

8 – Fazer exercício físico intenso é arriscado

Ao contrário do que afirma essa fake, atividade física não apenas faz bem para o diabético, mas também ajuda a controlar o nível de glicemia. Qualquer tipo de exercício é válido.

O primeiro passo é fazer um exame médico para verificar se existe algo no organismo que impeça algum tipo de atividade. Essa orientação serve para todas as pessoas, e não somente às diabéticas.

Uma rotina semanal de exercícios também ajuda a saúde cardiovascular e o aspecto emocional de qualquer indivíduo. Portanto, já pode levantar do sofá e começar a movimentar o corpo.

 

9 – Diabetes são todas iguais

Mais uma mentira sobre essa doença que possui cinco variantes. Cada uma delas necessita de um tratamento específico, pois as respectivas causas e consequências são diferentes.

Além disso, cada pessoa é de um jeito e, consequentemente, o diabetes vai se estabelecer de uma forma específica. Portanto, é importante cada um respeitar a própria trajetória, os seus medos e as suas vitórias.

 

10 – É possível curar diabetes com chás e suplementos

Fuja de qualquer notícia vendendo a ideia de curar diabetes usando produtos naturais ou suplementos criados por “especialistas”. Além de ser mentira, é algo perigoso.

Apenas o tempo e a ciência dirão quando diabetes tem cura, assim como um dia ambos tornaram possível realizar transplante de órgãos. Os pacientes que seguem as recomendações médicas levam uma vida completamente saudável e sem limitações.

 

É muito importante não apenas saber identificar uma fake news, mas também cortar a sua divulgação. Milhões de pacientes podem ser prejudicados se acreditarem nelas. Sua tarefa é simplesmente deletar a mensagem maliciosa.

E você, conhece outras fakes news? Vá até as nossas redes sociais e diga quais são elas, deixando bastante claro que são mentiras.