Pão integral é uma receita sugerida por Diabetes, eu cuido! e não tem segredos para ser feito. Mesmo indicado para portadores de diabetes, precisa ser consumido com moderação.
Rendimento: 12 fatias de 20g
Informação Nutricional por porção:
Calorias: 81Kcal
Fibras: 2g
Carboidratos:11 g
Proteínas: 2g
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
10g de fermento biológico seco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) rasa de xilitol
50 ml de azeite
Sementes, a gosto (gergelim, semente de girassol, sementes de abóbora, linhaça e chia)
1. Em um recipiente, adicione a farinha integral, o fermento e misture com auxílio de um garfo;
2. Adicione o xilitol, o óleo, o sal e mexa delicadamente.
3. Vá adicionando aos poucos a água (morninha) à mistura e mexendo com ajuda de uma espátula ou fouet;
4. A massa não é firme, unte uma forma retangular pequena e adicione a massa.
5. Com auxílio de uma colher úmida, arrume a massa na fôrma e salpique os grãos de sua preferência.
6. Cubra a fôrma com pano limpo e deixe descansar até que o volume da massa dobre de tamanho. O processo é rápido, leva em torno de 15 minutos. Não deixe o pão crescer muito, a receita não dará certo.
7. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos ou até que esteja dourado! Desenforme frio!
8. A receita também pode ser preparada no liquidificador, a primeira etapa é adicionar a água morna e o fermento, fazendo um giro rápido, depois adicionar os demais ingredientes, deixando a farinha por último, acrescentar e bater aos poucos até que se obtenha a massa.
9. Esta receita é para uma fôrma pequena de bolo inglês, caso tenha fôrma retangular de pães a receita pode ser dobrada.
Dica da Nutri: As sementes como gergelim e oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas, deverão ser levemente tostadas em uma frigideira para que liberem os óleos essenciais e de mais sabor, crocância e beleza ao pão. Cuidado! Faça em fogo baixo, o suficiente para dar uma leve tostada.
O pão é um alimento com grande importância para humanidade e está presente no mundo inteiro desde as antigas civilizações. Ao longo dos anos, os pães sofreram modificações na forma do preparo, nos ingredientes e no emprego de tecnologias que resultam em uma grande variedade de formas e sabores.
Ricos em carboidratos e com boas doses calóricas, o pão deve ser consumido com moderação e deve estar dentro de um plano alimentar consciente que respeita a demanda nutricional de cada indivíduo. O pão integral vapt vupt é uma opção de receita prática, rápida e nutritiva. Essa receita tem grande quantidade de fibras que promovem maior saciedade e auxiliam no bem-estar e equilíbrio das funções do organismo.
Elaborado por: Sheila Cunha (Nutricionista CRN9 14910)