Incluir na rotina o exercício físico para o diabético é uma das mais eficientes formas de conviver bem com a doença do sangue doce.
Essa prática proporciona não apenas o controle da glicemia, mas também evita várias complicações dessa doença.
A atividade física melhora o humor, aumenta a sensação de bem-estar e dá mais disposição em todas as idades.
Veja por que o exercício físico é tão relevante para o paciente e quais opções você pode começar a praticar o mais rápido possível.
O exercício físico para o diabético é uma das principais ações que garantem a ele não apenas controle da glicemia, mas também qualidade de vida. Essa iniciativa proporciona vários benefícios e você verá agora mesmo não apenas quais são os principais, mas também as opções de atividade no cotidiano.
Um dos maiores problemas do diabetes está no fato de essa doença provocar outros males à saúde.
Se o paciente não se cuidar, pode ter complicações nas seguintes partes do corpo: rins, olhos, coração nervos e vasos sanguíneos. Quando o sistema circulatório fica comprometido, diversas doenças começam a surgir ao longo do tempo.
Sendo assim, saiba que o exercício físico deve fazer parte da rotina de todo diabético. Diferente dos remédios que você precisará tomar e do tempo que perderá indo ao médico se não se cuidar, a atividade física pode ser grátis e exige entre 30 e 60 minutos de dedicação diária.
Portanto, veja abaixo quais são as atividades que você pode começar a praticar.
O primeiro passo que você deve tomar é agendar uma consulta para fazer exame médico; algumas academias também realizam esse teste, que é indispensável.
Já o segundo, é utilizar um tênis confortável. Calçados inadequados aumentam o risco tanto de machucados quanto de acidentes durante o exercício.
Além disso, mantenha-se hidratado e verifique a glicemia antes de começar, durante e após qualquer atividade. Descubra como seu organismo reage diante dessa rotina.
Há categorias de exercícios e elas são complementares. Pergunte ao professor de educação física como você pode combiná-los de acordo com sua idade e condição física.
O treino para diabetes não precisa ser no nível semelhante ao de um profissional. Nesse caso não existe competição, a não ser com a doença, que não pode vencer essa disputa com a saúde e a qualidade de vida.
Entenda que a proposta é fazer só um pouco de exercício todos os dias, visando o controle da glicemia e a melhoria do organismo inteiro. Portanto, tenha em mente que a medalha de ouro que você conquistará será o aumento da sua alegria de viver. Afinal, nenhuma vitória é maior ou mais importante do que essa.
Enfim, supere o desânimo e comece a fazer exercícios. Eles certamente trarão benefícios em aspectos que você nem está considerando que vai receber. Portanto, só depende de você conquistá-los.