pixel-face
tênis, aparelho de medir a glicose e uma garrafa de água são itens importantes para cumprir uma rotina de exercícios físicos para diabéticos
Compartilhe

Exercício físico para o diabético garante saúde ao paciente

Incluir na rotina o exercício físico para o diabético é uma das mais eficientes formas de conviver bem com a doença do sangue doce.

Essa prática proporciona não apenas o controle da glicemia, mas também evita várias complicações dessa doença.

A atividade física melhora o humor, aumenta a sensação de bem-estar e dá mais disposição em todas as idades.

Veja por que o exercício físico é tão relevante para o paciente e quais opções você pode começar a praticar o mais rápido possível.

 

Benefícios da atividade física vão além do controle da glicemia

O exercício físico para o diabético é uma das principais ações que garantem a ele não apenas controle da glicemia, mas também qualidade de vida. Essa iniciativa proporciona vários benefícios e você verá agora mesmo não apenas quais são os principais, mas também as opções de atividade no cotidiano.

  • Controle da glicemia: Os exames comprovam que exercício físico reduz o nível de glicose no sangue, tornando mais eficiente a metabolização da insulina.
  • Manutenção do peso corporal: Praticar qualquer atividade corporal ajuda a pessoa a reduzir o peso, quem em excesso traz complicações para o diabetes.
  • Sistema cardiovascular saudável: O coração e todo o sistema circulatório trabalham com maior eficiência, reduzindo o risco de várias doenças afins.
  • Melhora da saúde emocional: O exercício aumenta a sensação de alegria e de bem-estar, portanto, diminui a incidência de ansiedade e depressão.
  • Maior interação social: Normalmente, a atividade física é realizada em grupo, favorecendo a construção de novas amizades. Isso faz bem à saúde emocional.
  • Previne complicações do diabetes: Ao manter o nível de glicemia nos níveis de segurança, o paciente reduz a chance de desenvolver doenças associadas.

Um dos maiores problemas do diabetes está no fato de essa doença provocar outros males à saúde.

Se o  paciente não se cuidar, pode ter complicações nas seguintes partes do corpo: rins, olhos, coração nervos e vasos sanguíneos. Quando o sistema circulatório fica comprometido, diversas doenças começam a surgir ao longo do tempo.

Sendo assim, saiba que o exercício físico deve fazer parte da rotina de todo diabético. Diferente dos remédios que você precisará tomar e do tempo que perderá indo ao médico se não se cuidar, a atividade física pode ser grátis e exige entre 30 e 60 minutos de dedicação diária.

Portanto, veja abaixo quais são as atividades que você pode começar a praticar.

 

Dicas simples de exercício físico para o diabético no dia a dia

O primeiro passo que você deve tomar é agendar uma consulta para fazer exame médico; algumas academias também realizam esse teste, que é indispensável.

Já o segundo, é utilizar um tênis confortável. Calçados inadequados aumentam o risco tanto de machucados quanto de acidentes durante o exercício.

Além disso, mantenha-se hidratado e verifique a glicemia antes de começar, durante e após qualquer atividade. Descubra como seu organismo reage diante dessa rotina.

categorias de exercícios e elas são complementares. Pergunte ao professor de educação física como você pode combiná-los de acordo com sua idade e condição física.

  • Aeróbicos: dança, ciclismo, natação e caminhada
  • Exercícios de força: levantamento de peso, há sequências para idosos
  • Flexibilidade e equilíbrio: yoga, pilates, ginástica e alongamento
  • Exercícios de baixo impacto: tai chi chuan e chi kung são práticas orientais.

O treino para diabetes não precisa ser no nível semelhante ao de um profissional. Nesse caso não existe competição, a não ser com a doença, que não pode vencer essa disputa com a saúde e a qualidade de vida.

Entenda que a proposta é fazer só um pouco de exercício todos os dias, visando o controle da glicemia e a melhoria do organismo inteiro. Portanto, tenha em mente que a medalha de ouro que você conquistará será o aumento da sua alegria de viver. Afinal, nenhuma vitória é maior ou mais importante do que essa.

Enfim, supere o desânimo e comece a fazer exercícios. Eles certamente trarão benefícios em aspectos que você nem está considerando que vai receber. Portanto, só depende de você conquistá-los.