O tratamento do diabetes precisa de atenção ainda maior em relação aos cuidados com a saúde dos idosos.
Eles normalmente já possuem algumas complicações que surgem na idade avançada, e elas ficam mais perigosas.
Esse paciente deve não apenas manter-se informado em relação à enfermidade, mas também aplicar o que aprende.
Veja quais são os principais pontos que os idosos (ou seus filhos) devem concentrar a atenção para conservar a saúde.
Os cuidados com a saúde dos idosos que têm diabetes precisam ser ainda maiores porque essa doença traz complicações para a naturalmente desafiadora terceira idade. Eles devem controlar com rigor o nível de glicose, porém, evitar ao máximo os episódios de hipoglicemia. Isso porque a elevada quantidade de açúcar pode agravar as complicações das doenças que surgem nessa fase da vida. Veja quais são os principais pontos de atenção e mantenha a disciplina nesses aspectos.
A escolha do que comer faz toda a diferença não apenas para manter o nível de glicose em equilíbrio, mas também a saúde em geral. Elabore uma dieta repleta de fibras, verduras, legumes e gorduras magras. Por outro lado, evite alimentos ricos em açúcares simples e carboidratos refinados.
Mais um ponto importante é permanecer bebendo água ao longo do dia, pois a desidratação pode alterar o nível da glicemia. Saiba que hábitos simples levam a resultados bastante positivos no longo prazo, desde que haja disciplina para mantê-los no longo prazo. Isso também vale para o próximo item.
Fazer exercício é importante em qualquer período da vida e na terceira idade isso não é diferente. Ao contrário, torna-se ainda mais importante. A atividade física fortalece os músculos, a saúde cardiovascular, o estado emocional e ainda previne a osteoporose, um problema de saúde frequente na terceira idade.
O exercício pode ser até mesmo uma simples caminhada ou uma série de alongamentos. No entanto, consulte seu médico e siga a orientação de um educador físico para traçar um planejamento de acordo com sua idade e condição clínica. Pode pegar leve, só não dá para ficar o dia todo no sofá.
O cuidado com a saúde do idoso inclui checar a glicemia várias vezes, principalmente antes, durante e depois de fazer exercícios e se alimentar. Ambas as atividades interferem diretamente no nível de açúcar no sangue. Sendo assim, o paciente precisa ficar de olho nessa variação.
Alguns médicos orientam fazer essa medição também antes de dormir, pois o período de sono é mais um ponto crítico do diabetes. Atualmente, existem sistemas de monitoramento da glicose que são bastante modernos. Eles registram os dados dos pacientes e indicam tendências de variação da glicose nas horas seguintes.
Se é comum levar o carro ao mecânico com frequência para fazer revisão, por que alguns homens evitam ir ao médico regularmente? Quanto mais a idade avança, é necessário ter um acompanhamento próximo tanto para fazer exames, como para corrigir as orientações do tratamento de acordo com os novos sintomas.
Como os idosos normalmente tomam vários remédios, é importante verificar com frequência como esses medicamentos influenciam nos tratamentos. Além do endocrinologista, é interessante pegar orientações com nutricionistas porque a alimentação sempre pode ser uma aliada em qualquer idade.
A terceira idade costuma levar a um maior nível de isolamento e de problemas emocionais. Essas questões podem estar relacionadas não apenas a situações físicas, mas também a aspectos ligados à família ou às finanças. Tal contexto precisa de suporte de tratamento e superação.
Participar de eventos sociais ou reuniões com amigos reduz a sensação de solidão. Um psicólogo certamente ajuda o paciente a lidar com as demais questões, inclusive aquelas associadas ao tratamento de saúde. É importante procurar ajuda para continuar cuidando da saúde.
Ao saber cada vez mais como tratar o diabetes, o paciente da terceira idade sente-se mais seguro para tomar suas decisões no dia a dia. Esse tipo de conhecimento aumenta sua autonomia e abre espaço para conhecer outros profissionais diretamente ligados ao tratamento da doença.
O Programa Diabetes, eu cuido oferece todo o apoio necessário às pessoas que estão em tratamento e vale à pena conhecê-lo de perto. Se você é idoso, faça isso; se você tem os pais com diabetes, reserve a inscrição deles na próxima turma do programa. Toda a família é bem-vinda.
Os cuidados com a saúde dos idosos seguem uma abordagem multidisciplinar e adequadas à idade de cada paciente. Se a terceira idade já traz algumas complicações à saúde, a melhor estratégia, portanto, é se antecipar e prevenir qualquer problema que possa surgir.
Como você administra o diabetes? Se você é paciente ou tem país que fazem esse tratamento, diga nas nossas redes sociais como lida com os itens apresentados nesse texto.