Carnaval é uma festa para todo mundo e inclusive os portadores de diabetes podem aproveitá-la sem medo.
É só manter os cuidados do dia a dia e curtir com alegria.
Para quem esperou o ano inteiro, vale a pena aumentar a atenção para brincar sem preocupação.
Veja dicas simples para manter a glicemia durante todo o Carnaval.
Carnaval é aguardado o ano inteiro por muita gente e, quando chega o dia da festa mais alegre do Brasil, é normal ver as pessoas cambaleando porque abusaram. A atenção à saúde é ainda maior para os portadores de diabetes e esses pacientes certamente devem ter atenção redobrada no controle da glicemia.
Saiba que é plenamente possível aproveitar os quatro dias de folia, basta tomar alguns cuidados básicos. A rotina de alimentação e medicação deve ser seguida à risca, pois o diabetes não sai para viajar e lhe deixa livre para aproveitar o feriado inteiro.
Mantenha os horários tanto para tomar remédio, como para se alimentar. Leve para todos os lugares o medidor de glicemia, a insulina e também alguma coisa para comer, caso seja necessário equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.
Brincar o Carnaval tem vantagens também para o portador de diabetes. Como ele fica dançando bastante, isso é um exercício físico que ajuda a manter a glicemia sob controle. Só mantenha a atenção aos sinais de hipoglicemia, entre eles, suor excessivo, tontura e mal-estar.
Caso ocorra algum imprevisto, procure o ambulatório do salão ou, se estiver na rua, os serviços de emergência. Use e abuse da ingestão de água. Neste calor, a hidratação com água é muito importante para todos, especialmente para o portador de diabetes.
Saiba que dá pra você aproveitar os quatro dias de festa, sem desafinar no controle da glicemia. Dessa forma, a quarta-feira será bem suave e só com boas lembranças.