São mentirosas as propagandas sobre vap de vitaminas que estão bombando na internet.
Esses produtos servem apenas para pegar o dinheiro das pessoas e prejudicar a saúde delas.
Segundo o ditado popular, quem cai na rede é peixe, e a rede mundial de computadores, portanto, tem sido usada para pegar os internautas mais inocentes.
Se você não quer ser mais uma vítima desses oportunistas que vendem receitas milagrosas, continue lendo o texto.
Vap de vitaminas é a mais nova sensação das redes sociais, mas os médicos derrubam facilmente os argumentos de vantagens oferecidas aos usuários. De acordo com vários especialistas, a única verdade desses anúncios é a falsidade da mensagem transmitida. A internet está cheia de propostas milagrosas que enriquecem espertinhos e prejudicam a saúde das pessoas.
A ideia que mantém a venda desses aparelhos sustenta a afirmação de que o usuário ganha energia ao inalar a fumaça. Sendo assim, o vapor funciona como suplemento alimentar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda e a divulgação de qualquer tipo de cigarro eletrônico, mesmo sem nicotina, como você pode ver aqui. Fique esperto e fuja de mais uma cilada.
Essas propagandas são pura enganação porque, segundo a Livre docente da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Incor, Jaqueline Scholz, “o pulmão não é o trato digestivo para receber vitaminas. O pulmão foi feito para receber ar e, quanto mais puro, melhor”, declarou Jaqueline à reportagem do site BBC News Brasil.
As pessoas devem tomar suplementos vitamínicos com orientação médica ou de nutricionista, porque ingeridos na quantidade errada prejudicam a saúde. Há risco de problemas nos rins, no fígado ou coração. Sheila dos Santos Cunha é nutricionista do programa Diabetes, eu cuido, e afirma que muitas vezes, por falta de conhecimento, os complementos alimentares são usados da forma isolada, indiscriminadamente, e por causa disso causam sobrecarga aos órgãos.
“A suplementação alimentar está dentro de um conjunto de ações adotadas para devolver ao organismo a sua capacidade natural de se manter em equilíbrio e livre de doenças de origem alimentar”, declara Sheila.
Vap de vitaminas não tem nada de confiável, ao contrário, prejudica o organismo. Então, fuja dessas promessas e se quiser ter mais energia, procure um médico ou nutricionista para lhe dar as orientações corretas.