Toda mulher está sujeita a ter diabetes gestacional.
Caso isso, aconteça, é preciso tomar algumas providências.
Quem não toma cuidado põe a própria saúde e a do bebê em risco.
Descubra como você pode se cuidar em caso de diabetes gestacional
Diabetes gestacional é um problema que pode ocorrer com qualquer grávida, mesmo assim, não há motivo para maior preocupação. Trata-se de uma condição temporária que tente a deixar de existir após o parto. Basta a mulher tomar certos cuidados com o objetivo de preservar a própria saúde e a do bebê.
Essa condição surge porque o corpo deixa de produzir insulina na quantidade adequada, levando ao excesso de açúcar no sangue. Os obstetras sabem muito bem como lidar com essa situação e passam todas as orientações às suas pacientes. Além disso, o médico monitora o quadro clínico da gestante.
O primeiro passo é, certamente, cuidar da alimentação e mudar alguns hábitos à mesa. Evite ao máximo comer tanto o que tem muito açúcar, como carboidrato simples: doce, refrigerante e pão branco estão nessa lista de itens de consumo limitado. Veja abaixo o que continua sendo bem-vindo.
Todos os cuidados são necessários para que não surja complicações durante a gravidez, na hora do parto e, inclusive, no futuro do bebê. Veja outras providências para superar o diabetes gestacional.
Essa questão de saúde aumenta o risco de surgir a pré-eclâmpsia, da necessidade de fazer cesariana e até de ocorrer parto prematuro. Atitudes preventivas também protegem a criança, para que ela não precise de cuidados especiais devido à hipoglicemia neonatal.
A atividade física entra como mais um recurso tendo em vista conservar a saúde. Isso porque o corpo em atividade ajuda a controlar a glicemia e a melhorar a circulação sanguínea. Saiba o que normalmente está liberado para as grávidas, mas é o médico quem vai confirmar o que cada paciente pode fazer:
O diabetes gestacional pede cuidados especiais nesse momento tão especial da vida. Mesmo assim, tanto a mamãe quanto o bebê têm tudo para sair dessa fase sem sequelas. Portanto, basta seguir todas as orientações do médico e curtir o barrigão.