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Hábitos saudáveis para prevenir o diabetes.
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Hábitos que previnem o diabetes e garantem boa saúde

É fácil seguir hábitos que previnem o diabetes e ajudam você a permanecer saudável o ano inteiro.

A parte mais difícil nesse processo, certamente são os primeiros dias, pois nem sempre é possível sentir os benefícios da nova rotina.

Apesar disso, algumas práticas trazem efeito imediato, como por exemplo a atividade física e a meditação.

Concentre-se nos pequenos ganhos para aumentar sua motivação para seguir em frente e ter ainda mais benefícios.
Anote as orientações abaixo e coloque todas em prática.

 

Disciplina e conscientização fazem parte da manutenção da saúde

Incluir na rotina os hábitos que previnem o diabetes e melhoram a saúde física e emocional é a melhor decisão para viver bem. Apesar de o objetivo principal dessa iniciativa seja manter essa doença longe do organismo, as orientações a seguir proporcionam vários benefícios às pessoas. Saiba o que fazer desde já.

 

Dieta equilibrada

A falta de critério para se alimentar no dia a dia favorece não apenas o surgimento do diabetes, mas também de várias doenças. Dieta não é só regime. Seu primeiro significado se refere ao conjunto de alimentos que uma pessoa ingere de maneira habitual.

Com essa definição em mente, converse com um nutricionista para elaborar um cardápio ideal para você e sua família. Certamente haverá nesse planejamento muitas frutas, verduras, legumes e outros tipos de alimentos que você gosta, mas não é legal abusar.

O ideal é ter equilíbrio hoje, para não ter restrição amanhã. Quem já está com o diagnóstico de pré-diabetes, pode preparar as receitas criadas especificamente para os pacientes, porque ainda há tempo de reverter esse quadro. Quem come bem, vive melhor ainda.

 

Atividade física regular

É verdade que raramente alguém sente vontade de fazer exercícios. Já que é preciso quebrar essa resistência visando evitar o diabetes e ter benefícios no dia a dia, siga algumas dicas para sair do sofá. Comece pelas opções mais fáceis. Nada é tão simples e barato quanto caminhar.

Outra opção é andar de bicicleta. Esse é um exercício que qualquer pessoa faz sentada, quando para de pedalar, continua seguindo em frente e é possível percorrer, no mesmo período, distâncias bem maiores do que se estivesse a pé.

Alguns parques oferecem o aluguel de bicicleta e essa é opção serve para quem ainda não tem uma magrela. Caso você não goste de exercício, tudo bem, seja interesseiro e pratique alguma atividade física só por causa das vantagens ao ficar com ela. Ninguém se sentirá magoado com seu comportamento.

 

Controle do peso corporal

Obesidade está entre as maiores causas do diabetes, porém, ter poucos quilos a mais não é motivo de desespero. O que representa maior risco à saúde é a gordura abdominal. A barriga grande deve ir embora, para nunca mais voltar, pois certamente ninguém sentirá saudades dela.

O controle do peso não é feito com o controle remoto da TV na mão. Essa manutenção depende de um conjunto de iniciativas que inclui dieta equilibrada, exercícios físicos e redução do estresse ou da ansiedade. Portanto, quem deixa essas emoções dominarem costuma sentir vontade de comer toda hora.

Saiba que ter um corpo escultural não é sinônimo de saúde. Há várias pessoas que mantêm a estética impecável, mas ninguém sabe o que algumas delas tomam para conservar a aparência. Muito menos o resultado dos exames de quem faz qualquer loucura para ficar bonita ou sarado.

 

Administração do estresse e da ansiedade

Mente sã, corpo são. Você com certeza já conhece essa famosa frase, mas isso não significa necessariamente que esteja realizando algo para manter a cabeça boa. A partir do controle das emoções, é possível controlar a vida com mais facilidade porque a chance de tomar atitudes prejudiciais é menor.

Sentimentos negativos normalmente levam as pessoas a comerem mais, principalmente doces, porque isso dá prazer imediato. Essa sensação passa rápido. Então, a vontade de comer ataca novamente e o círculo vicioso continua girando e aumentando o problema.

O estresse em alto nível e no longo prazo resulta em diabetes, devido inclusive à elevada descarga de cortisol no organismo. Os hormônios podem ajudar você a prevenir o diabetes ou acelerar o processo de adoecimento. Veja como isso acontece e decida qual hormônio você quer com maior quantidade no seu organismo.

 

Check-up anual para detectar pré-diabetes

O que não é medido, não é percebido. Quem deseja perder peso, precisa subir na balança de vez em quando para ver se há evolução rumo ao objetivo. As pessoas que pretendem guardar dinheiro, às vezes olham o saldo para conferir os ganhos. Há vários exemplos no sentido de checar o progresso.

Com a saúde ocorre processo semelhante e fazer exames no mínimo uma vez por ano é a única forma de saber como está a saúde. Mesmo sem nenhum sintoma, é possível que algo não esteja como imaginado. Fazer exames não significa procurar doenças, ao contrário.

Quem descobre precocemente o que está acontecendo, tem chance de reverter a situação e se manter saudável. Isso é muito claro quando se trata de pré-diabetes. Esse diagnóstico é reversível, mas para isso é crucial que a pessoa faça os exames de glicose para saber que a taxa de açúcar no sangue está elevada. Faça exames com regularidade e controle melhor a sua saúde.

 

Agora que você já sabe quais são os hábitos que previnem o diabetes, comece a mudar sua rotina. É mais fácil fazer isso aos poucos, sem pressão, do que com a obrigação de se adaptar de repente por causa de um diagnóstico negativo.

Sendo assim, o mais importante é dar o primeiro passo e isso eu tenho certeza de que você é capaz de fazer. Depois, só mais um, siga assim, devagar e sempre.