Planejamento alimentar é crucial para o tratamento do diabetes.
Compartilhe

Planejamento alimentar é o segredo do sucesso do tratamento

Portadores de diabetes têm necessidades especiais e o planejamento alimentar personalizado é o caminho mais seguro para garantir uma vida saudável.

Esse direcionamento é muito mais eficaz quando conta com a colaboração de um nutricionista. Aliás, parabéns a esses profissionais. Dia 31 de agosto é o Dia do Nutricionista.

Ele tem as condições ideais para ajudar você não apenas a se alimentar de forma saudável de acordo seu estado de saúde, mas também a comer com prazer.

Veja como um tratamento bem-sucedido passa pelos hábitos que você tem à mesa.

 

Comece fazendo o básico e depois vá para o detalhe

Planejamento alimentar personalizado é o ponto principal do tratamento das pessoas que têm diabetes. Essa doença crônica afeta milhões de pacientes no Brasil e para elas torna-se fundamental controlar diariamente o nível de açúcar no sangue. Veja como é crucial elaborar um cardápio personalizado para manter a saúde e a qualidade de vida por muitos anos.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que é muito importante saber controlar a quantidade de açúcar e de carboidrato que ingere no dia a dia. Isso serve para todos os pacientes, pois ambos interferem diretamente no nível de glicose no sangue. Esse cuidado certamente ainda lhe ajuda a ficar nos limites saudáveis de peso e a controlar a pressão arterial.

A ingestão de nutrientes também tem muito peso no controle da saúde das pessoas com diabetes. Eles estão principalmente nos alimentos ricos em fibras, nas vitaminas e nos minerais encontrados em frutas, legumes, vegetais e proteínas magras. Estipular uma alimentação equilibrada é o tipo de orientação indicada para todos os portadores de diabetes.

Lembre-se de ser flexível em relação aos hábitos alimentares. Nas situações em que o nível de glicose sobe, por exemplo, por causa do estresse, você precisa ter jogo de cintura e comer algo para reduzir rápido a quantidade de açúcar no sangue. Mesmo sem sair da linha em relação à dieta, isso pode acontecer e você terá de encontrar solução.

Esses cuidados se referem ao planejamento alimentar de todos os portadores de diabetes. Qualquer paciente deve segui-los porque é algo genérico voltado ao tratamento dessa doença. É óbvio que cada pessoa tem que lidar com seu próprio organismo, que é único e precisa de cuidados personalizados. É sobre isso que vamos tratar a partir de agora.

 

O nutricionista é seu maior aliado no planejamento alimentar

Após seguir as orientações voltadas a todos os portadores de diabetes, o passo seguinte consiste em criar um cardápio para seu organismo. Isso parece difícil, mas não é. Faça exames com o objetivo de descobrir mais a fundo quais são as características do seu organismo. Há deficiência de vitaminas e minerais? Quais substâncias precisam ficar equilibradas?

Ao descobrir quais são suas necessidades específicas, leve o resultado do exame para um nutricionista avaliá-lo. A partir daí, ele vai elaborar um cardápio personalizado à sua condição física. Veja esse profissional como um coaching de alimentação porque ele é a pessoa mais preparada para indicar o que você deve comer, e em qual quantidade, para otimizar sua saúde a curto, médio e longo prazos.

O nutricionista levará em consideração o seu histórico médico, os remédios que toma, a frequência de atividade física e, claro, suas preferências à mesa. Alimentar-se de forma saudável não significa ter que comer só o que não gosta. Hoje em dia, é muito mais fácil criar um cardápio com itens do seu agrado. Comer deve ser um ato de prazer, não se sacrifício.

Deu para entender como a atuação do nutricionista é totalmente estratégica no controle do diabetes? É ele quem lhe dará empoderamento alimentar. Ao saber o que em quais condições e quantidades você deve comer, seu poder de controlar a própria saúde cresce bastante. No entanto, está nas suas mãos exercê-lo ou deixá-lo escorrer entre os dedos.

Quem possui informação sobre o que deve fazer (ou não) quando descobre o diagnóstico de diabetes, está em uma condição diferenciada. Aqui mesmo no site do programa Diabetes, eu cuido há bastante informação gratuita sobre o tema. Você encontra inclusive várias receitas criadas e testadas por ótimas nutricionistas. Veja lá.

 

É mais fácil do que imagina seguir a dieta no dia a dia

Ao descobrir o seu mapa da mina para controlar o diabetes, o próximo passo é ir em busca desse tesouro: a vida saudável. O nutricionista vai ajudá-lo com dicas muito legais que você nem imagina. Mesmo assim, vamos passar algumas sugestões.

  • Compre alimentos para a semana inteira e já deixe tudo pré-preparado para comer durante esse período. Isso economiza muito tempo no cotidiano
  • Faça e guarde na geladeira porções com a quantidade para cada dia ou refeição. Esses potes terão os nutrientes que só você precisa ingerir
  • Mantenha um estoque mínimo de alimentos que você precisa comer nas situações especiais, quando ocorre hiperglicemia ou hipoglicemia.

 

Na verdade, cuidar da saúde é mais ou menos como dirigir. A pessoa que vai fazer uma longa viagem, se planeja antes de pegar a estrada. Ela enche o tanque, calibra os pneus, verifica o nível do óleo, checa o estepe etc. Durante o trajeto, o motorista permanece olhando para frente e, às vezes, para o retrovisor.

Processo semelhante acontece na vida. Não dá para seguir adiante olhando para trás, ou seja, o passado. Lembrando de um tempo que já passou, em que não havia o diagnóstico de diabetes. É interessante, só às vezes, recordar de algo para ver qual aprendizado ficou a partir de certa situação.

O paciente deve seguir pela estrada da vida se preparando com antecedência para cada quilômetro que vai viver. Providenciar os suprimentos, imaginar os imprevistos e saber o que fazer em uma emergência. Nesse caso, o nutricionista atuará como o mecânico de confiança que lhe dirá o que fazer para você aproveitar ao máximo sua viagem. Invista tranquilo nessa relação porque ela tem futuro.

Dedique-se de verdade para seguir um planejamento alimentar voltado especialmente a sua condição física e você vai viver com saúde por muito tempo.